Projeto de descaracterização de TV-Box do Campus Salto é incorporado ao acervo do recém-inaugurado Museu da Alfândega de Santos
O Museu da Alfândega de Santos (Malf), inaugurado em novembro de 2024, se destaca pelo uso de recursos tecnológicos e interativos para educar a sociedade sobre os malefícios da pirataria e a importância da fiscalização realizada pela Receita Federal. Com caráter educativo, o museu exibe produtos falsificados apreendidos e informações sobre os riscos associados ao consumo desses itens, além de apresentar depoimentos e imagens sobre o monitoramento diário de mais de 11,6 mil contêineres no porto de Santos.
Entre as atrações do museu, destaca-se o Projeto de Descaracterização de TV-Box do Campus Salto, que foi incorporado ao acervo na forma de um vídeo. Coordenado pelo professor Luís Henrique Sacchi, o projeto integra a Curricularização da Extensão do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do campus e está em seu quarto ano de execução. Iniciado em 2022 como um projeto-piloto, o programa recebeu suporte do Projeto Além do Horizonte, desenvolvido no Sul de Minas Gerais, pioneiro na destinação de TV-Box em parceria com universidades, institutos e a Receita Federal.
O sucesso do projeto do Campus Salto inspirou outros campi do Instituto Federal de São Paulo e diversas Instituições de Ensino Superior (IES) da região de Sorocaba a se engajarem no programa Receita Cidadã. O vídeo que narra a trajetória do projeto pode ser conferido no canal do Campus Salto no YouTube.
Confira a história no vídeo e deixe seu like.