Durante o período de Carnaval, o aumento das interações sociais amplia o risco de exposição a infecções sexualmente transmissíveis IST/AIDS . Em Ubatuba, a equipe do Ambulatório de Infectologia organiza ações de orientação e prevenção voltadas à saúde sexual da população durante o período de festa, além do trabalho que já desenvolve rotineiramente.
A iniciativa prevê uma programação que contará com oferta de informações sobre prevenção combinada, uso de preservativos e profilaxias contra o HIV, além da distribuição dos autotestes.
Nos dias 12, 13 e 14, o Ambulatório realizará atendimento no posto montado na avenida Iperoig, em frente à Secretaria Municipal de Turismo, com oferta de PrEP, profilaxia pré-exposição ao HIV, no horário das 18h às 22h.
“O PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV que utiliza medicamentos antes da exposição ao vírus para evitar a infecção. Nestes dias, iremos oferecer a orientação adequada para quem desejar saber mais e/ou utilizar o método ”, explicou a enfermeira coordenadora do setor, Flora Badaró.
Além disso, durante todos os dias de Carnaval, de 13 a 17, duas tendas funcionarão na avenida Iperoig, das 22h às 2h, com distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e distribuição de autotestes para HIV. “O autoteste é uma das ferramentas de prevenção e de rastreio focalizada para o HIV, e tem como objetivo ampliar o acesso à testagem. A pessoa retira o teste com a gente e pode levar para realizar em si mesma ou para o parceiro/a.É importante destacar que o resultado não é um diagnóstico definitivo e que, em caso de positivo, a pessoa deve procurar um serviço de Saúde especializado para o teste convencional”, destacou Flora.
O atendimento para profilaxia pós-exposição (PEP) seguirá disponível nas unidades da Santa Casa, UPA Maranduba, e PA Ipiranguinha, conforme o fluxo regular de atendimento da Rede Municipal de Saúde.


