21 de outubro de 2025
19:02
Por: Rose Campos
Fotos: Divulgação/Sedu
Encontro integra as ações de valorização e formação continuada promovidas pela Secretaria da Educação de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e sua Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico (DATP), realiza, ao longo do ano, formações pedagógicas mensais voltadas aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A iniciativa integra políticas de valorização docente e reafirma o empenho da pasta na manutenção da excelência do ensino público municipal.
Neste mês foi realizada a formação “Gastronomia como recurso para o ensino de Ciências”, ministrada pelo supervisor e mestre em Ciências, professor Antônio Rogério Bernardo.
Durante o encontro, as educadoras participaram de momentos de reflexão e prática, explorando o tema a partir da relação entre senso comum e senso científico, com experiências e atividades práticas que mostraram como o ensino de Ciências pode ser divertido, acessível e significativo.
Segundo o formador Antônio Rogério Bernardo, “a gastronomia transforma a cozinha em laboratório, onde conceitos científicos ganham vida utilizando sabores e experiências do cotidiano dos alunos da EJA”.
Para a coordenadora administrativa Izaura Mendes Rosa Maganhato, a proposta reforça o papel das formações como espaços de aprendizado e encantamento: “É muito gratificante acompanhar a dedicação das professoras da EJA e ver o quanto cada encontro amplia os olhares sobre o processo de ensino e aprendizagem. Essa formação mostrou, de forma leve e inspiradora, que é possível ensinar Ciências a partir de situações do cotidiano, despertando a curiosidade e o prazer de aprender.”
A professora formadora da EJA, Taís Klarosk, destacou a importância do tema na formação continuada. “O trabalho do professor Rogério foi brilhante, ao unir teoria e prática com criatividade. A gastronomia, além de aproximar o conhecimento científico da realidade dos alunos, possibilita um ensino contextualizado e significativo, fortalecendo o protagonismo dos estudantes e o papel social da EJA”, avalia.
As professoras participantes também compartilharam suas percepções sobre o encontro: “Nessa formação eu pude vivenciar a troca de posição — hoje eu fui a aluna da EJA. Tinha o conhecimento do senso comum, o qual foi consolidado com o conhecimento científico passado pelo supervisor Rogério. Foi uma oportunidade indescritível de entender o simples e o complexo na prática”, disse a professora Alda Fanti.