Na última sexta-feira, 19, a Secretaria de Assistência Social promoveu uma reunião de alinhamento com as equipes técnicas e coordenações dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Oeste, Centro e Sul. O encontro teve como objetivo a unificação e formalização dos instrumentais que serão utilizados em todos os equipamentos da Proteção Social Básica do município.
Durante a reunião, foram discutidos e definidos os modelos que passarão a ser adotados nos próximos meses, incluindo os instrumentais de atendimento social, encaminhamentos e recibos de entrega de benefícios eventuais. Também foram levantadas as formas de acolhida em cada unidade, como os atendimentos para Cadastro Único, Benefício de Prestação Continuada (BPC), agendas de requerimentos e a definição de quais profissionais serão responsáveis por esses serviços em cada CRAS.
A construção desse protocolo busca alinhar os procedimentos entre as três unidades, garantindo que todos os equipamentos da Proteção Social Básica, mesmo com suas especificidades, ofereçam os mesmos serviços. “Esse documento representa um passo importante para organizar e uniformizar o trabalho das unidades, garantindo que a população tenha acesso aos mesmos serviços em qualquer CRAS do município”, afirmou a secretária da pasta, Silvia Issa.
A construção do protocolo está em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social e com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Ele terá a função de padronizar processos, orientar etapas do atendimento e apoiar o trabalho das equipes junto às famílias atendidas, além de fortalecer a articulação com a rede de serviços do território e ampliar a atuação da Proteção Social Básica em Ubatuba”, finalizou a secretária.