NOTÍCIAS

Avistamento de Cetáceos é tema de segundo encontro em Ubatuba – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Preocupada com a segurança de animais e de pessoas e embarcações, Ubatuba realizou a segunda reunião para o ordenamento do turismo responsável no avistamento de cetáceos na última quinta-feira, 31. O evento, realizado na sede do Museu da Vida Marinha, no Perequê-Açu, abordou a “Navegação Responsável e Avistagem de Mamíferos Marinhos”.

A região do litoral norte paulista, que inclui Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, é uma rota de passagem para as baleias-jubarte (Megapteranovaeangliae) entre junho e outubro, quando migram da Antártida para a costa brasileira. Este ano, especialistas notaram uma permanência maior de baleias na região, e o objetivo para o próximo ano é ter um ordenamento que minimize acidentes. Dentre as estratégias, está a realização oficinas para guias de turismo.

Também voltou a ser mencionada a criação do GT Cetáceos, que devem desenvolver o trabalho em cima das seguintes ações: Divulgação das regras de avistamento nas marinhas; fiscalização conjunta (FF, IBAMA, Polícia Ambiental, ICMBio, Marinha do Brasil); divulgação dos responsáveis pelo desmalhe para pescadores (operação de liberação de baleias que ficaram presas em redes de pesca ou outros equipamentos).

O Instituto Argonauta, com o apoio do Aquário de Ubatuba, realiza o monitoramento e a observação embarcada desses cetáceos. Por isso, foi destacada a necessidade de respeito às orientações básicas para a segurança dos animais e das pessoas durante o avistamento.

A secretária adjunta de Turismo, Alendri Marconi, ressaltou que “o espaço é importante para dialogar e tirar as dúvidas sobre o assunto.”  O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) com apoio de entidades, como o Instituto Argonauta, Aquário de Ubatuba, Instituto Baleia Jubarte e APA Marinha do Litoral Norte.