6 de dezembro de 2024
13:24
Por: Evelyn Azevedo
Estudantes do ensino fundamental da rede municipal, estiveram no Centro de Referência em Educação (CRE), nesta quinta-feira (5), para expor as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo pelo projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além da exposição, a Feira JEPP contou, também, com contação de histórias, Carreta Literária e palestra sobre Inteligência Emocional.
A iniciativa foi implantada nas escolas municipais da cidade em fevereiro deste ano com o objetivo de incentivar as habilidades empreendedoras, desenvolver competências conforme o currículo escolar e colaborar na formação de uma base sólida para os negócios nas novas gerações.
“Foram beneficiados aproximadamente 34 mil alunos, do 1º ao 5º ano, e são eles os principais protagonistas desse projeto. Hoje conferimos apenas o recorte dos trabalhos realizados pelas escolas, que adaptaram todo o conteúdo de forma lúdica”, disse a gestora de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação (Sedu) responsável pelo projeto, Thais Helena de Oliveira Moraes, que participou da feira representando o secretário da pasta, Clayton Lustosa.
Entre as escolas que expuseram suas atividades estavam: E.M “Duljara Fernandes de Oliveira”, E.M. “Profª Julica Bierrenbach”, E.M. “Dr. Oswaldo Duarte”, E.M. “Prof. Paulo Fernando Nóbrega Tortello”, E.M. “Profª Renata Cabrerisso da Costa”, E.M. “Profª Maria de Lourdes Martins Martinez” e E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”.
A turma do 1º ano do ensino fundamental da E.M. “Profª Renata Cabrerisso da Costa” apresentou o “Mundo dos Aromas”, resultado do trabalho desenvolvido com foco em cheiros, temperos e sabores, que rendeu a produção de produtos como sachês perfumados, sais de banhos, chás, entre outros. “Buscamos oferecer uma experiência diferente e enriquecedora com aulas semanais que fossem divertidas. Em cada encontro fizemos uma etapa, desde o próprio produto até as embalagens que utilizamos”, explicou a professora Lidiane de Santana Silva.
Segundo o orientador pedagógico, Murilo Brizola, o projeto possibilitou que as aulas fossem realizadas de forma interdisciplinar e diversificada, “Quando recebemos o projeto não o tratamos como uma imposição, mas sim como uma oportunidade para as professoras trabalharem conteúdos diversos com flexibilidade. A equipe abraçou a iniciativa com um tema que muitas crianças nunca tinham visto, que nos proporcionou um resultado lindo que também expomos na mostra interna da nossa escola”, destacou.
O público que esteve presente para prestigiar os trabalhos contou, ainda, com a contação de histórias de Soraia Uno e Jussara Person, que compartilharam experiências sobre o processo de criação dos livros autorais e apresentaram a obra “Judite”; com o acervo de livros da Carreta Literária; e com a palestra sobre Inteligência Emocional com Eduardo Barcinski Flud.