O Governo de Minas divulgou, nesta sexta-feira (2/2), as primeiras cidades que receberão os Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi): Araguari, Curvelo, Pará de Minas e Ponte Nova.
Ao todo, oito municípios serão sedes dos jogos nesta retomada da competição, que terá edição especial dedicada ao futsal.
A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com as prefeituras municipais, e busca promover o esporte e a participação ativa de atletas do estado.
“O Jimi-Futsal promete movimentar a modalidade em todos os cantos do nosso estado. Tenho a certeza de que será uma festa esportiva muito importante. Contamos com todos os municípios, com todos os atletas e todos os amantes do futsal para participar com a gente nessa retomada. Será um grande evento”, comemora Tomás Mendes, subsecretário de Esportes da Sedese.
Para selecionar as cidades, a Sedese analisou o Caderno de Encargos enviados pelos municípios, em dezembro de 2023, e identificou aqueles que estavam melhor preparados para sediar o evento.
Público
Podem participar do Jimi-Futsal atletas, federados ou não, exclusivamente nascidos ou com domicílio eleitoral em Minas Gerais, que tenham idade a partir de 16 anos, em ambas as categorias, masculina e feminina.
“O Jimi-Futsal é uma competição importante no calendário esportivo mineiro, oportunidade de fortalecer laços esportivos, educacionais e culturais do estado, além de uma janela de oportunidades para profissionais e atletas”, destaca Pedro Ogando, da Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento da Sedese.
Cronograma e inscrições
Disputada entre março e junho, o Jimi-Futsal será dividido em duas etapas: microrregional e estadual. As microrregionais ocorrerão em duas datas distintas, com quatro sedes em cada.
A primeira etapa da microrregional será realizada entre os dias 27 e 31/3. A segunda etapa, que ainda não tem sedes definidas, será entre os dias 1 e 5/5. Já a etapa estadual está marcada para ser disputada entre os dias 29/5 e 2/6, em sede única ainda a ser escolhida.
Para se inscreverem, tanto atletas quanto municípios precisam ficar atentos ao cronograma de execução que tem datas específicas para cada etapa da microrregional.
O público interessado também deve observar a Listagem de Municípios por Microrregião, bem como os Regulamentos Geral e Específico da competição.
Confira:
Cronograma de execução
Listagem de municípios por microrregião
Regulamento geral
Regulamento específico