Com a aproximação do Natal, o Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania da Prefeitura do Rio, realizou ação de fiscalização, na segunda-feira (18/12) e sexta-feira (22/12), em alguns supermercados da Zona Oeste. A equipe fiscalizou sete estabelecimentos e notificou seis por apresentarem irregularidades, como data de validade vencida, publicidade enganosa, ausência de preços, dupla precificação e ausência de documentação necessária para funcionamento. Foram notificados os estabelecimentos Carrefour, Prezunic (2 unidades), Guanabara, Atacadão e Zona Sul. As empresas têm um prazo de 20 dias para apresentar esclarecimentos ao Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
Já no Swift, no Recreio dos Bandeirantes, não foram encontradas irregularidades, então a equipe de fiscais realizou somente orientações sobre a norma consumerista.
Foram notificados:
– Carrefour, em Sulacap, por ausência e/ou dupla precificação em diversos produtos, além de produtos com prazo de validade expirada.
– Prezunic, em Magalhães Bastos, por ausência e/ou dupla precificação em diversos produtos, além de produtos expostos para comercialização com embalagens impróprias e/ou danificadas.
– Guanabara, em Realengo, por ausência de precificação em diversos produtos, além de produtos expostos para comercialização com embalagens impróprias e/ou danificadas.
– Atacadão, em Realengo, por ausência de precificação em diversos produtos, além de produtos expostos para comercialização com embalagens impróprias e/ou danificadas.
– Prezunic, no Recreio dos Bandeirantes, por exposição de produtos para comercialização com embalagens impróprias e/ou danificadas.
– Zona Sul, no Recreio dos Bandeirantes, por ausência e/ou dupla precificação em diversos produtos, além de ausência de documentos necessários para funcionamento, como licenciamento sanitário e o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.
Diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa, ressalta a importância das ações acontecerem em todo o município e de o consumidor conferir as condições e a validade dos produtos antes de adquirir.
– A equipe está sempre atenta e percorre a cidade para garantir que o consumidor tenha seus direitos respeitados. Quaisquer dúvidas ou reclamações, basta acionar nossos canais de atendimento.
Canais de Atendimento do Procon Carioca:
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E-mail: atendimento.proconcarioca@rio.rj.gov.br
Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
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