Ícone do site JORNAL ESPIGÃO ALERTA

Último fim de semana do 1º Festival de Cultura Nordestina tem programação especial

Último fim de semana do 1º Festival de Cultura Nordestina tem programação especial




O Nordeste brasileiro é conhecido por sua riqueza cultural, que vai da música ao artesanato, passando pela dança, poesia e gastronomia. Em Nova Iguaçu, essa diversidade encontrou espaço para brilhar com o 1º Festival de Cultura Nordestina, que termina neste fim de semana. Desde 15 de novembro, a cidade tem se transformado em um verdadeiro pedacinho do Nordeste, celebrando a arte e a tradição com 50 atrações gratuitas.

A programação especial deste fim de semana começa na sexta-feira (13), na Praça Vila Labellarte, na Vila de Cava, com atrações a partir das 18h30. O público poderá aproveitar o instrumental nordestino do Arrasta Pé do Sax, o piseiro de Ivan Macedo Show e muito forró com Forró Gallaxy, Cassiano Beija-flor e Banda e o Show Energia do Forró.

No dia seguinte, sábado (14), a festa continua na Praça Adenir Silva – Deni (antiga Praça Vitória), no Bairro da Luz, a partir das 16h. Entre as atrações estão De um Repente, Poesia em Trânsito, Triolo, Rabicho Só, Arrebol e a quadrilha Junina Aurora Boreal. Além disso, o local recebe a Roda Cultural Kids, com oficinas gratuitas de pintura de cordel e cerâmica para as crianças, conduzidas por artesãs de Nova Iguaçu.

No domingo (15), encerrando o festival em grande estilo, na Praça Adenir Silva, o público poderá conferir, a partir das 16h, atrações como Cantigas na Coxia, Grupo Reboco – Nasci, Nascido: Música-Palavra, Trio Pé de Serra – Alegria Nordestina, Tambores de Iguassú – Maracatu e a Quadrilha Junina Corações Unidos Jr.

Além das apresentações culturais, o público poderá visitar a exposição Cultura Nordestina em Nova Iguaçu, sob a curadoria do pesquisador Milton Luiz. A mostra traz paineis informativos e figurinos típicos em tamanho natural, incluindo uma réplica da roupa de show de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e uma instalação com telas exibindo diversas manifestações nordestinas.

“A Cultura Nordestina está muito presente em Nova Iguaçu por meio da música, do artesanato, da gastronomia, e principalmente, das famílias de origem nordestina, que contribuíram para a formação da nossa cidade. A realização desse festival fortalece o conhecimento e movimenta a economia criativa de grande importância para o nosso desenvolvimento”, afirmou Miguel Ribeiro, presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).

Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Prefeitura de Nova Iguaçu, o evento é organizado pela FENIG, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETUR), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do TopShopping, reunindo iguaçuanos e visitantes para celebrar as raízes nordestinas.

Sair da versão mobile