Ícone do site JORNAL ESPIGÃO ALERTA

Em quatro anos, Sorocaba avança 13 posições em ranking de cidades mais inteligentes e conectadas do País – Agência de Notícias

 

Foto: Arquivo/Secom

Município também é o terceiro melhor no Estado em tecnologia e inovação, aponta estudo de empresas do ramo, em parceira com a Connected Smart Cities

 

Sorocaba subiu da 32ª posição para a 19ª no País, no período de apenas quatro anos, entre 2020 e 2024, e é a terceira no Estado em avanços relativos à tecnologia e inovação. O levantamento faz parte de estudo realizado pelas empresas Necta e Urban Systems, em parceria com a Connected Smart Cities. O objetivo é apresentar as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Além do destaque na categoria, a cidade também conquistou o 25º lugar no País, no levantamento geral.

O estudo, que está em sua décima edição, mapeou 656 municípios com mais de 50 mil habitantes no País, e abrange 11 eixos temáticos. Dentro da categoria de Tecnologia e Inovação, são avaliados 15 indicadores voltados a empreendedorismo e inovação, tecnologia, serviços públicos, soluções para os cidadãos, mobilidade, urbanismo, energia, segurança e governança.

Entre eles, estão a velocidade média das conexões contratadas, fibra ótica, moradores com cobertura 5G, empregos formais em nível superior, densidade de banda larga fixa, empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bilhete eletrônico transparente, semáforos inteligentes, cadastro imobiliário, sistema de iluminação inteligente, centro de controle e operações, crescimento das empresas de tecnologia, parques tecnológicos, incubadoras e atendimento ao cidadão por aplicativo ou site.

Sorocaba, no ranking de Tecnologia e Inovação no Estado, está atrás apenas de Campinas e São Paulo e, no País, após avançar treze posições, está à frente de capitais, como Cuiabá (MT), Palmas (TO), Natal (RN), Maceió (AL), além de cidades de mesmo porte, como São José dos Campos, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

“Estamos avançando, cada dia mais, na área da inovação e da tecnologia, e ficamos muito satisfeitos com esse reconhecimento apontado pelo ranking, colocando Sorocaba à frente de grandes capitais brasileiras. Nossa cidade vive um momento feliz, em pleno crescimento, e esse é o resultado do trabalho de todos”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, destaca o esforço contínuo na implementação de políticas que promovem o empreendedorismo e a inovação no município. “O Parque Tecnológico de Sorocaba é uma estrutura de inovação por excelência. A nossa principal missão é a capacidade de integrar, de forma orgânica, todo o desenvolvimento tecnológico de Sorocaba e região”, ressalta.

Segundo ele, nos últimos quatro anos, ações, programas e projetos têm sido implementados nessas áreas, tendo o PTS contribuído de forma significativa para esse avanço e reconhecimento. Inclui-se, ainda, a atração de empresas do segmento para dentro do ecossistema do PTS, gerando emprego, renda e qualidade de vida. “Sorocaba tem construído para sua população uma cidade cada vez mais sustentável, humanizada, inovadora e inteligente”, complementa Rodrigo Manga.

 

Cidade sustentável, humanizada, inovadora e inteligente

Entre as boas práticas que a cidade de Sorocaba adotou nesse período, foi realizado, em abril de 2023, no PTS, o “Fórum Sorocaba 2050 – Construímos hoje a Sorocaba do amanhã”. Após dois dias de debates, foi elaborada uma carta aberta do Poder Público, iniciativa privada, instituições de ensino e instituições de ciência e tecnologia. Quanto aos temas tratados ao longo do fórum, houve o comprometimento de desenvolver e implementar projetos e iniciativas alinhados ao conceito de Cidades Inteligentes, até 2050.

Naquela ocasião, a Prefeitura e o PTS lançaram o programa “Sandbox Sorocaba”, tornando a cidade um ambiente de testes para soluções tecnológicas inovadoras. O projeto foi criado por meio da Lei nº 12.682/2022, regulamentada pelo Decreto nº 27.727/2023.

Sorocaba também tem adotado o uso de tecnologias que impactam diretamente nos serviços prestados à população. Uma delas é o aplicativo “Agenda UBS Sorocaba”. Pelo dispositivo, é possível realizar o agendamento on-line de consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de acessar dados cadastrais do paciente e verificar o histórico de atendimentos.

Na Educação, a cidade fez ampla modernização tecnológica, com a entrega de equipamentos de informática, como tablets, notebooks e Chromebooks para alunos e professores da rede municipal, além da instalação de lousas digitais nas escolas. Foi adquirida, também, a plataforma Google for Education, um conjunto de ferramentas que contribui na interação entre professores e estudantes, além de implantar os “Espaços Maker” nas unidades de ensino, que estimulam a inovação e o uso de novas tecnologias entre os alunos.

Em paralelo, Sorocaba moderniza toda a iluminação dos espaços públicos, trocando os dispositivos comuns por tecnologia de LED e com telegestão, tornando o sistema mais eficiente. Há, inclusive, prédios públicos que contam com sistema de geração de energia fotovoltaica, propiciando economia aos cofres do município. A frota de ônibus também tem se modernizado, dispondo de rede de intenet sem fio, entrada para carregamento de eletrônicos e ar-condicionado e, atualmente, três veículos 100% elétricos e ambientalmente corretos estão em operação e já há projeto de ampliar esse número.

Outro detalhe é que nas placas de obras do Poder Público há QR Code redirecionando para o site da Prefeitura (sorocaba.sp.gov.br/obras), para que a população acompanhe todas as etapas desse e outros trabalhos em desenvolvimento.

Sair da versão mobile