Ícone do site JORNAL ESPIGÃO ALERTA

Secretaria de Saúde promove oficinas de acolhimento da população LGBT+ para profissionais da Atenção Básica

A Prefeitura de João Pessoa vai promover oficinas para capacitar os profissionais dos serviços de Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde sobre o acolhimento da população LGBT+. As atividades iniciarão nesta segunda-feira (10), às 13h, no Paço Municipal, capacitando as equipes que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs) localizadas no Distrito Sanitário I.

O objetivo é promover a inclusão e a igualdade do público LGBT+ nos serviços públicos de saúde. “Queremos garantir que pessoas LGBT+ recebam um cuidado de qualidade, livre de discriminação e sensível às suas necessidades específicas. Adotando práticas e políticas de acolhimento, os serviços de saúde podem promover equidade na prestação de cuidados de saúde para todos”, afirmou Aline Grisi, diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa.

Durante as oficinas, os profissionais terão a oportunidade de aprender e compreender sobre pontos e conceitos relacionados à população LGBT+ e os cuidados que devem tomar durante o atendimento para que possam oferecer uma assistência mais adequada a este público.

Entre os temas abordados estão: nome social, sexo, gênero, identidade de gênero, cisgênero, transgênero, não-binário, orientação sexual, heterossexualidade, homossexualidade e bissexualidade. As oficinas contarão com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As oficinas para os profissionais que atuam nos outros distritos sanitários da Rede Municipal de Saúde serão realizadas durante o mês de junho e início de julho na Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, localizada no Parque Solon de Lucena.

Confira o calendário das oficinas:

Distrito Sanitário I – 10/06 – 13h

Distrito Sanitário II – 12/06 – 13h

Distrito Sanitário V – 17/06 – 13h

Distrito Sanitário IV – 19/06 – 13h

Distrito Sanitário V – 01/07 – 13h

Sair da versão mobile