Ícone do site JORNAL ESPIGÃO ALERTA

Jornada Odontológica termina com valorização da saúde bucal

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

Colaboração da estagiária Rayane Ricardo

A 2ª Jornada Odontológica de São José dos Campos, promovida pela Prefeitura no Cefe (Centro de Formação do Educador), terminou nesta quinta-feira (26) com palestras voltadas para os auxiliares de saúde bucal, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e nas escolas municipais e estaduais.

No segundo e último dia do evento, foram destacados o programa de Saúde na Escola e a promoção de saúde, abordando ações, cuidados e prevenção.

O cirurgião-dentista, professor e coordenador do curso de Odontologia da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), Antônio Carlos Victor Canettieri, ministrou palestra com o tema “Em cada atendimento odontológico: saúde, acolhimento e bem-estar”.

Ele explicou as principais doenças bucais e bactérias envolvidas, relembrou a importância de programas como a escovação dental para crianças e demonstrou a necessidade de garantir cada vez mais atendimentos odontológicos para os idosos.

“O SUS (Sistema Único de Saúde) não é só curativo, o SUS é prevenção. Então, quis trazer aqui quais são os principais problemas bucais para que possam se empenhar em fazer cada vez mais pela população”, disse Canettieri.

Prevenção. Dr Canettieri enfatizou importância da escovação das crianças / Foto: PMSJC

Nas escolas

Um dos destaques do segundo dia da Jornada Odontológica foram as apresentações que detalharam o trabalho realizado pelo PSE (Programa Saúde nas Escolas), realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania.

Foram enfatizadas ações como a escovação dental realizada nas escolas e a promoção de alimentação saudável. No total, 33 mil estudantes de 77 escolas municipais e estaduais já participaram do programa.

Somente nos nove primeiros meses deste ano, foram realizadas 26.142 escovações, sendo 9.353 pelo PSE nas escolas municipais e estaduais de São José.

No primeiro dia da Jornada Odontológica, nesta quarta-feira (25), um total de 272 alunos da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Idelena Menezes Trefílio de Carvalho, vizinha ao Cefe, se esbaldaram no hall nas atividades preparadas pelas equipes da Secretaria de Saúde e alunos de Odontologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Faculdade Anhanguera.

Eles aprenderam brincando nas ações de promoção de saúde bucal (escovódromo e trailer de Odontologia), alimentação saudável (tapete de nutrição) e atividade física (brincadeiras).

Os pequenos, que receberam kits com escovas e pastas de dente, foram orientados a ter uma melhor escovação por meio de técnicas e aprendizados.

Mais saúde. Cristiani Barbosa, coordenadora de Saúde Bucal / Foto: PMSJC

Mais saúde

Auxiliares de saúde bucal, técnicos em saúde bucal, agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde que participaram do evento no Cefe elogiaram as ações da Prefeitura de prevenção e promoção da saúde bucal.

“Como participamos ativamente das escovações nas escolas, reparamos que muitas crianças não fazem acompanhamento odontológico. Então, acho que estas ações são ótimas para incentivar tanto as crianças nas escolas quantos os pais”, afirmou a agente comunitária de saúde Ana Paula da Silva Souza, que tem 45 anos e atua na UBS Resolve do Jardim Telespark, na região norte.

“Precisamos sempre estar abertos a novos aprendizados e a Prefeitura nos oferece esse tipo de conhecimento, de reciclagem e de apoio no tratamento e cuidado com todas as faixas etárias dentro do nosso trabalho de odontologia”, disse a técnica de enfermagem Roseli Aparecida Bispo, que tem 50 anos e trabalha na UBS Resolve do Jardim Limoeiro, na região oeste.

A auxiliar de saúde bucal, Ivani Aparecida Galo, que tem 68 anos e atua na UBS Resolve Centro 1, considera que eventos como a Jornada Odontológica garantirão que seja aprimorado, ainda mais, o serviço prestado à população.

“Achei interessante e nos ajudará muito a crescer e passar aos nossos pacientes todo o conhecimento que adquirimos aqui”.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Sair da versão mobile