O Governo de Minas formalizou, nesta terça-feira (12/9), em Turim, na Itália, uma parceria para o desenvolvimento de iniciativas que visam atrair empresas para Minas Gerais. O programa tem como objetivo investir em mão de obra qualificada no estado, prospectar empresas parceiras do Grupo Iveco, impulsionar a eficiência, a inovação e a competitividade da indústria mineira de veículos comerciais, caminhões, ônibus, motores e componentes.
A medida também envolve a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG), que vai investir cerca de R$ 10 milhões na instalação de um centro de treinamento e capacitação em Belo Horizonte para mais de cem consorciados da Iveco de todo Brasil, qualificando mão de obra.
O governador Romeu Zema ressaltou que o anúncio vai ao encontro das políticas desenvolvidas no estado para atrair investimentos e gerar empregos.
“Minas é um estado que, agora, tem crescido acima da média do Brasil. Nesta gestão, superamos obstáculos e revertemos em entregas para transformar a vida dos mineiros. Reforçamos o papel do Estado como amigo de quem quer empreender e investir e, desde 2019, geramos cerca de 750 mil empregos formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)”, sinalizou. “O setor produtivo é um forte e estratégico aliado para avançarmos, com um desenvolvimento cada vez mais sustentável. Por isso, parcerias como essas são fundamentais para Minas e para o Brasil”, completou o governador.
Parceria
A parceria inclui também iniciativas como o desenvolvimento de um programa com a Invest Minas, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), investimentos em tecnologia com a instalação de novo centro técnico de desenvolvimento de motores da FPT, dentre outras.
Para o presidente da marca Iveco na América Latina, Marcio Querichelli, o Governo de Minas e a Fiemg são grandes parceiros no processo de expansão de negócios. “Minas Gerais está no centro de nosso planejamento. Dobramos nossa participação de mercado nos últimos três anos. Com maiores volumes, estamos agora focados na melhoria de nossa competitividade para seguir crescendo. A localização de fornecedores em Minas Gerais é uma ação estratégica nesse sentido”, reforçou.
Atrair fornecedores e fortalecer as cadeias produtivas são, justamente, objetivos do Estado, por meio do trabalho desenvolvido pela Invest Minas para também trazer empreendimentos para o estado ou reforçar aqueles já instalados. “Quanto maiores e mais robustas são essas cadeias produtivas, maior o ganho de competitidade do setor, fazendo com que as empresas possam acessar novos mercados, no Brasil e no exterior, ampliando seus ganhos e gerando mais empregos“, destacou o diretor de Atração de Investimentos, Ronaldo Alexandre Barquette.
Também participaram do encontro o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, os secretários de Estado Fernando Passalio (Desenvolvimento Econômico) e Marcelo Aro (Casa Civil), o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, e o presidente da Câmara de Comércio Italiana-MG, Valentino Rizzioli.
Novos motores
A comitiva mineira conheceu as instalações da fábrica da Iveco em Turim. No local, os mineiros conheceram os novos motores e tecnologias desenvolvidas pela empresa, como o caminhão e a van elétrica.
Os representantes da missão brasileira à Itália foram recebidos por Luca Sra, presidente da Iveco, Sylvain Blaise, presidente da FPT Industrial, Michele Ziosi, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Iveco Group, além de Marcio Querichelli e outros executivos.