O Dia Internacional da Juventude, celebrado neste sábado (12/8), foi marcado por uma ação conjunta da Prefeitura do Rio nos bairros do Estácio, da Cidade de Deus e de Vargem Pequena. Ao longo da manhã e da tarde, os Espaços da Juventude ofereceram serviços e ações sociais gratuitas para a população, uma realização da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Ação Comunitária, Trabalho e Emprego, do Detran-RJ e da Fundação Leão XVIII. Foram atendidos 1.017 cidadãos.
A data, instituída pela Organização das Nações Unidas, chama a atenção para as questões urgentes a respeito dos jovens em todo o mundo, como a formação e a inserção no mercado de trabalho formal. O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, acompanhou nas três unidades a realização das ações junto às comunidades locais.
– Além de celebrar, nós temos que ter um compromisso com o futuro. Nós vivemos a maior população jovem da história do Rio. São mais de 1,5 milhão de pessoas entre 15 e 29 anos residindo na capital do nosso estado. Especialmente, o Mês e o Dia da Juventude relembram a importância de estarmos mobilizados e garantir a essa população, que é o futuro e o presente do país, direitos, oportunidades e, mais do que isso, a possibilidade de sonhar.
Nas três unidades dos Espaços da Juventude, equipamentos públicos tecnológicos da JUVRio que já capacitaram mais de 2,5 mil jovens em cursos de tecnologia e inovação em menos de um ano, os moradores puderam realizar o cadastramento em programas sociais. Maria Augusta de Azevedo, de 24 anos, é moradora do morro do São Carlos e esteve na praça do Estácio em busca da regularização no CadÚnico.
– Quero participar do programa Minha Casa, Minha Vida para conquistar a casa própria. Achei muito bom poder vir aqui e fazer o cadastro bem rápido. Eu já conhecia a JUVRio por causa do Espaço da Juventude, que oferece cursos para os moradores, e fiquei surpresa em ver a praça com tantas ações.
Nas tendas, também foi possível fazer corte de cabelo, trança, maquiagem, sobrancelha, manicure e o cadastramento em programas sociais e de empregabilidade da Prefeitura do Rio, como o Emprega JUV da JUVRio e o Trabalha Rio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego.
– Fui muito bem recebido aqui para cortar o cabelo com o pessoal do curso de barbeiro da JUVRio. Esse cuidado e carinho fazem toda diferença – disse Luzimarques de Miranda, de 54 anos.
A carteira de vacinação também pôde ser atualizada nos postos extras da Secretaria Municipal de Saúde, que também ofertou aferição de pressão e glicose, autoexame de mamas, saúde bucal e informações sobre ISTs e auriculoterapia, um eficaz tratamento para ansiedade.
Categoria: