Ícone do site JORNAL ESPIGÃO ALERTA

Agência Minas Gerais | Governo de Estado promove Minas Gerais na Travel Next Minas

Dom 25 junho 2023 11:05 atualizado em Dom 25 junho 2023 11:15

Governo de Estado promove Minas Gerais na Travel Next Minas

Evento reuniu mais de 3 mil profissionais do setor turístico do país e do exterior, além de 300 marcas

A primeira edição da Travel Next Minas foi aberta na sexta-feira (23/6) e se estendeu até sábado. A feira se estrutura para ser uma das principais do segmento turístico no estado. O evento reuniu mais de 3 mil profissionais que compõem o trade turístico do país e do exterior, além de 300 marcas, como companhias aéreas, operadoras, consolidadoras, receptivos, hotéis, parques e assistências de viagens.

Leo Bicalho

A realização teve o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult/MG), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

A Travel Next Minas teve entrada gratuita e aconteceu no Centro de Eventos do Power Shopping Center Minas. Voltada, especialmente, para os agentes e operadoras de viagens, a iniciativa visou à comercialização de bens e serviços do turismo, em especial o turismo cultural e de experiência.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, pontua a relevância da iniciativa para firmar novos negócios capazes de atrair mais turistas para o estado, impulsionando o setor e a geração de emprego e renda.

“Minas Gerais lidera o crescimento no turismo do país, e isso é fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secult, em parceria com os municípios e o trade turístico. Dar continuidade a essa articulação é fundamental, e a realização da Travel Next Minas se somará agora a um conjunto de ações, que visam à expansão do turismo em Minas Gerais e ao fortalecimento da cozinha mineira e das diversas iniciativas culturais, o que proporciona mais desenvolvimento social e econômico para o nosso estado”, reforça o secretário.

Na perspectiva do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, fomentar o turismo no estado e, especialmente da capital mineira, fortalece o setor de comércio e serviços. “O aumento do fluxo turístico provoca efeitos imediatos no consumo, na circulação de renda e na geração de empregos. Os comércios dos principais destinos turísticos do mundo são altamente beneficiados com a constante movimentação. Os prestadores de serviços também ampliam as chances de negócios. O impulsionamento do turismo no estado irá contribuir para uma aceleração econômica”, defende o presidente da CDL/BH.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, destaca a relevância da Travel Next, da qual a empresa é patrocinadora. Ele ressalta a geração de oportunidades para Minas Gerais.  “Inúmeras possibilidades de negócios, cooperação e atração de investimentos podem nascer a partir desse evento. O portfólio da Codemge conta com ativos turísticos em Minas, disponíveis para concessões e parcerias público-privadas, por isso estamos participando dessa importante feira de turismo do Estado perante o trade regional e nacional de turismo. A presença de diversos operadores, agentes de viagens e parceiros estratégicos, as capacitações e o fomento de networking nos dão a certeza de bons negócios”, afirma.

A fim de promover os destinos turísticos de Minas Gerais, a Secult preparou durante o evento um estande de 240 metros quadrados, capacitação centradas nos atrativos turísticos do estado, além de apresentações culturais e mesas com produtos e iguarias da cozinha mineira e cooking shows.

O subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, ressalta as oportunidades que a Travel Next inaugura, incentivando o empreendedorismo. “Essa feira é maior da história da Secult em número de empresas dentro do estande de Minas Gerais. Nós temos no total apenas 70 empresas. E na feira toda em torno de 230 empresas mineiras”, comenta.

Foram realizadas três capacitações no auditório Aleijadinho, sendo a primeira da IGR Veredas,  na sexta-feira (23), e a segunda da IGR Trilha dos Inconfidentes. Já no sábado (24/6), a IGR Velho Chico apresentou seus atrativos.

Uma equipe da Secult também estave disponível para atendimentos no estande, onde houve espaço de reuniões para os representantes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e dos municípios dialogarem com operadores de turismo e receptivos.

Cozinha mineira

A cozinha mineira foi uma das principais atrações do estande de Minas Gerais. No dia 23,  o público pôde apreciar os pratos à base de café mineiro oriundos da região do Alto Caparaó. Parte da experiência gastronômica do Mercado Central também foi levada ao espaço, no primeiro dia. Já no dia 24, a IGR Veredas e A Pãodequeijaria receberam os visitantes com as iguarias da mesa mineira.

Os chefs mineiros Caio Soter e Felipe Rameh realizaram os cooking shows, respectivamente, no palco principal da Travel Next Minas. 

Programação cultural

Dois grupos, representativos das manifestações culturais mineiras, foram convidados para se apresentar no palco principal do evento. O primeiro foi a Vesperata de Diamantina, no dia 23. E o segundo, a Guarda da Conga Feminina de Nossa Senhora do Rosário de Lagoa de Santo, de Pedro Leopoldo, que encontrou o público no dia 24.

 Travel Next Minas

A programação do evento esteve recheada com palestras e bate-papos que abordaram temas como a inovação, a inteligência emocional, a tecnologia, o branding, o marketing on e offline e a autogestão. A curadoria de conteúdo foi de Thiago Akira, um dos nomes mais reconhecidos nacionalmente no segmento do marketing turístico.

 

outras notícias

Sair da versão mobile