Seminário de Karatê com representante da IKGA Brasil será realizado em Espigão do Oeste

O seminário acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio. A abertura será no Barracão de Eventos do Asilo são Vicente de Paula, na sexta-feira, a partir das 18 horas e no sábado (25) dando sequência no Ginásio de Esportes Edgar Zacarias, em Espigão do Oeste. O evento contará com a maior autoridade do Karatê no país atualmente, Luiz Kotsubo Shihan. Representante da IKGA Brasil Goju-kai (剛柔会?) ou International Karatedo Gojukai Association (I.K.G.A) é uma escola de Karatê Goju-Ryu fundada por Gogen Yamaguchi.

Na sexta-feira, a partir das 18 horas, no sábado a partir das 16 horas haverá treino aberto as todos karatecas. No sábado, as 09 horas e as 19 horas, domingo as 09 horas o treinamento será fechado para atletas da Academia Dragões do Norte. Além da presença de Luiz Kotsubo Shihan, o evento conta com a presença de Sensei da cidade de Rolim de Moura, Chupiguaia e Buritis e de Campo Novo dos Parecis-MT.

Luiz Kotsubo Shihan

Luiz Kotsubo Shihan

Luiz Antonio de Araújo Kotsubo, nasceu no dia 20 de junho de 1956 na cidade de Valença RJ, filho de Mitsul Kotsubo e Rachel de Araújo Kotsubo, tem três filhos: Thiago Studart Kotsubo de 23 anos, Johão Studart Kotsubo de 18 anos e Luiza Marim Kotsubo de 1ano e ½, formou-se engenharia civil, sua primeira profissão foi como professor de karate e atualmente trabalha no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro/RJ.

Seu primeiro contato com as artes marciais foi na modalidade de Jyu Jitsu. Quando em uma revista francesa especializada em jiu jitsu lia uma reportagem sobre judo, deparou-se com outra matéria sobre o Gran mestre do karate Goju Ryu, Gogen Yamaguchi, com o título de “the cat”, ficou totalmente impressionado com o pôster deste lendário mestre pela sua postura perfeita e o seu olhar que descreveu como acolhedor e ameaçador ao mesmo tempo. Neste momento iniciou a busca por um Dojo e um professor que pudesse auxiliá-lo na prática desta arte.

Iniciou a prática do karate com o professor Marcelo Arantes, membro da ABK, que futuramente se tornaria fundador e primeiro presidente da CBK – Confederação Brasileira de Karate. Em 1974, Mestre Kotsubo teria seu primeiro contato com a ABK, presidida pelo mestre Ryuzo Watanabe, quando começou a sua preparação para prestar exame para faixa preta – Sho Dan com treinamentos contínuos realizados na rua da Tabatinguera, em todos últimos domingos de cada mês ao lado dos professores Paulo Nakaema e Pedro Yokote.

Em 1977, mestre Watanabe visitou o dojo do Mestre Kotsubo em Valença, e pela sua surpresa, mestre Watanabe conhecia bem Valença-RJ, pois tinha trabalhado como caminhoneiro na construção da rodovia de Valença a Barra do Piraí.

Em 1994 mestre Watanabe nomeou o mestre Kotsubo como representante Estadual do Karate Goju Ryu para o Rio de Janeiro, ficando assim responsável pela recepção e organização do seminário internacional ministrado pelo Gran mestre Goshi Yamaguchi no ano de 1995.

Como professor formou diversos alunos de destaques como por exemplo: Alex Shouler, Álvaro Cabral da Silva, Alexandre Nassif e Jorge Vargas.

Atuou como atleta conquistando diversos títulos: 1º Colocado em Jyu Kumite absoluto de faixa branca a marron, no Campeonato Brasileiro da Goju Kai em São Bernardo do Campo em 1976 – SP, 3º colocado em Kata no Sul-americano da Goju kai em São Paulo 1983 (Ibirapuera), 3º Lugar no Sul-americano da Goju Kai em Cubatão-SP 1992, Campeão Brasileiro da Interestilos em São Gonçalo 1992 e 3º colocado em kata no Estadual Carioca 1992 seletivo para nacional WKF.

Em 2007, mestre Kotsubo iniciou um trabalho de reestruturação da IKGA no Brasil, com o objetivo de apresentar uma sólida proposta ao Gran Mestre da Goju Kai, Saiko Shihan Goshi Yamaguchi, durante o seminário do Bloco Sul-americano. Durante o congresso Sul-americano de 2007, na cidade de Santiago no Chile, com a presença dos representantes sul-americanos e professores do Brasil mestre Goshi Yamaguchi outorga a representação oficial e o titulo de Renshi ao mestre Luiz Kotsubo.

Como representante da IKGA no Brasil, levou nosso país a conquistar o Campeonato Sul-Americano de Karate Goju Ryu da IKGA de Seleções, em outubro de 2010, no Uruguay. Outra grande conquista da IKGA Brasil, foi o fato inédito de conquistar 12 (doze) medalhas no Campeonato Mundial de Karate Goju Kai no ano de 2009, na África do Sul.

Em 2011 organiza, juntamente com dirigentes do Karatê da IKGABrasil do estado do Paraná, o I Campeonato Sul-Americano de Karatê Goju Ryu Interclubes. O evento foi um marco para a IKGBrasil e mostrou a força de nosso Karatê Goju Ryu.

Em 2012 a segunda versão do Campeonato Sul-Americano de Karatê Goju Ryu Interclubes, realizado na cidade de Foz do Iguaçu, foi um sucesso e mostrou a capacidade do Mestre Kotsubo em reunir forças com seus filiados para fazer um evento virá um espetáculo.

Hoje o Mestre Kotsubo realiza seminários por tudo Brasil, aperfeiçoando e divulgando o Karatê Goju Ryu para todos os filiados da IKGABrasil, valorizando mais ainda a nossa entidade.

Fonte: Gojukaibrasil / Dragões do Norte

Comments

comments