PM aperfeiçoa Sargentos com o CAS, forma novos sargentos e amplia qualidade da segurança pública

cascfsformaturaA Polícia Militar de Rondônia conta, a partir desta sexta-feira (23), com 196 novos sargentos e 40 sargentos que estão aptos a postularem a graduação a 1º sargento.  A cerimônia de formatura, que aconteceu no pátio da Faculdade Fatec, no bairro Industrial, teve momentos de emoção por conta dos familiares que vieram de longe para prestigiar momento tão importante na carreira dos policiais. O governador em exercício, Daniel Pereira, presidiu a solenidade e definiu aquele como um momento histórico. Segundo ele, o curso de aperfeiçoamento é quase uma pós-graduação em segurança pública.

Daniel Pereira também citou o compromisso do governador Confúcio Moura com a qualificação dos policiais. Ele agradeceu também pela forma como a Assembleia Legislativa apoiou a PM e citou os esforços do deputado estadual Jesuíno Boabaid, também presente ao evento, em destinar emendas parlamentares para equipar a instituição em Rondônia.

BOIA-FRIAcascfsapresentação

Outro destaque no discurso do governador em exercício foi o registro de que assumiu a missão de substituir o governador Confúcio Moura no dia 22 deste mês, data em que o estado completou 35 anos de criação. Ele falou com orgulho da missão, que se contrapõe ao fato de ter sido boia-fria, referindo-se à experiência de trabalhador rural exercida na infância.

Os dois cursos custaram ao estado pouco mais de R$ 1,8 milhão. O investimento retorna à população em forma de qualidade nos serviços de segurança pública, como definiu o comandante geral da PM, coronel Ênedy Dias.

Só neste ano, conforme o comandante, foram investidos mais de R$ 15 milhões nos cursos de formação de oficiais e soldados, seminários e palestras. Ênedy Dias disse que o fluxo para as promoções e formação  são prioridade da instituição e visam potencializar a qualidade dos serviços prestados.

HOMENAGEM

cascfsenedy

Tanto o governador em exercício quanto o comandante da PM homenagearam a deputada estadual Lúcia Teresa, apontada como amiga da instituição, que morreu durante a madrugada, no município de Cacoal. Daniel Pereira disse que ela havia programado entregar equipamentos para a Guarda Mirim de Espigão d’Oeste, onde a parlamentar tinha base eleitoral.

Coronel PM Enedy

Para o comandante na busca de aperfeiçoar a prestação dos serviços oferecidos pela Polícia Militar, “priorizamos a motivação, valorização e reconhecimento dos profissionais que dedicam a sua vida para cumprir as missões de servir e proteger a população”.

A PM disponibiliza o fluxo de carreira através das promoções e realização dos cursos de formação de oficiais,  sargentos, cabos e soldados; o treinamento continuado da tropa através de curso para oficiais superiores; curso de aperfeiçoamento de sargentos, curso de patrulhamento tático móvel – Patamo – primeira turma formada em Rondônia, entre outras instruções, palestras e seminários, sempre  buscando a melhor preparação do efetivo, que certamente resulta em mais qualidade do policiamento ostensivo e um atendimento técnico profissional de alto nível  em situações emergências.

Mas tudo isso graças a dedicação e a determinação do governador Confucio Moura que quer, assim como o vice-governador uma Polícia qualificada para um bom atendimento a comunidade rondoniense. “Uma Polícia Militar como instrumento de paz”.

Mas foi o tenente coronel PM Francisco Neurimar, diretor do ensino da PM, quem deu a noção do que é participar do curso de formação de sargento, por exemplo. Foram mais de seis meses de formação intensa, com distância da família, pois muitos vieram do interior do estado, e sacrificando eventuais momentos de descanso. “A sociedade deve ter a certeza de que receberá profissionais com o maior grau de competência e profissionalismo”, garantiu num breve pronunciamento.

Neurimar citou também o apoio incondicional das famílias como componente do sucesso dos ex-alunos. “A compreensão deles foi fundamental”, disse.

Cursos

Os sargentos  Francisco Laerte Júnior, do curso de aperfeiçoamento de sargentos, e Claudio Moraes, de formação de sargento, receberam diversas homenagem por terem sido os primeiros classificados em suas turmas.

Outorga a Medalha “Honra ao Mérito Cultural” ao Sargento PM LAERTE 1º do CAS – CFS PM/2016 – PORTARIA Nº 116/DP-5, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2016 , oferecido pela Corporação.

cascfslaerte

Sargento PM LAERTE 1º do CAS

Antes de encerrar a cerimônia, os policiais soltaram a voz na Canção da Polícia Militar, e com indisfarçável orgulho, mostraram para familiares, amigos e autoridades, o sentimento que fica após esta etapa da carreira. “Sou leal e forte por dever, em prol da liberdade social posso morrer”, cantaram disciplinadamente.

cascfsclaudio

Sargento PM Claudio 1º do CFS

CAS – O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Policia Militar

cas

È requisito obrigatório para a promoção dos segundos-sargentos a Graduação de 1º sargento. O CAS 2016 teve início em 20 de setembro do corrente ano, com a participação de 40 2º sargentos, oriundos das turmas de Formação de Sargentos do ano de: 2005, 2007 e 2010 e foi realizado no período de três  meses, com carga horária 600 horas-aulas.

Os 2º sargentos concludentes do CAS, a partir de agora poderão Desenvolver suas funções tanto na área operacional, quanto na área administrativa, nas diversas Unidades da Corporação, contribuindo com as experiências adquiridas durante esse período, par a melhoria dos serviços prestados para a Policia Militar.

CFS – Curso de Formação de Sargentos

cascfs

O Curso de Formação de Sargentos – CFS 2016, teve início no dia 11 de julho de 2016 com 195 alunos a sargentos, sendo 126 por convocados por antiguidade e 54 através de processo de seleção interna. Durante um período de cerca de seis meses em tempo integral, tiveram 1050 horas-aulas de carga horária. Passaram por 45 disciplinas e realizaram mais 50 avaliações.

A peculiaridade da união de dois tipos de policiais, quais sejam os convocados para o Curso através da antiguidade, e os convocados através do processo de seleção interna fez desse Curso a oportunidade perfeita para forjar o melhor sargento que a PMRO poderia ter, através da união da experiência e da juventude.

Outorga a Medalha “Honra ao Mérito Cultural” ao Sargento PM LAERTE 1º do CAS – CFS PM/2016 – PORTARIA Nº 116/DP-5, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2016 , oferecido pela Corporação.

Fotos soldado PM Edleusa

Jornalistas Nonato Cruz e Lenilson Guedes

Comments

comments