A menos de 15 meses da eleição, atual prefeito e ex-prefeitos dominam as conversas entre os eleitores

Dos vereadores da atual legislatura, nenhum conseguiu se destacar para ter seu nome lembrado pelo eleitor.

Entrando na 2º quinzena do mês de julho, faltando pouco menos de 15 meses para o

pleito e os burburinhos já apontam lideranças que podem retornar ao Palácio Laurita Fernandes.

Entre os nomes nas conversas como prováveis pré-candidatos, o que chama a atenção é a ausência de representantes do legislativo. Nenhum vereador conseguiu emplacar o nome como sucessor ao executivo.

Nesse ostracismo, resta o “Legisladores Mirim” correrem atrás do próprio prejuízo e tentarem salvar sua reeleição ao mandato e quando muito serem meros coadjuvantes na corrida pelo cargo de mandatário do município.

Vale destacar a presença de nomes de ex-prefeitos que retornam ao cenário político através das sugestões dos eleitores mais saudosistas que fazem suas comparações entre um e outro para discutir qual foi o melhor.

   Prefeito Nilton Caetano de Souza – 1989/1992 – 2017/2020

Nas conversas que correm a “Boca Miúda” o nome do atual prefeito Nilton Caetano que cumpre o seu 3º ano de mandato é presença garantida.

Eleito com votação expressiva onde registrou mais de 10.000 votos no último pleito, Nilton Caetano é por si só um candidato natural à reeleição.

Com uma administração austera e mantendo as contas em dia, a “Administração Participativa” aposta em uma aceleração nesse segundo semestre com muitas obras para serem iniciadas.

Tanto a zona urbana quanto a zona rural irão receber uma atuação forte com a inserção de vários programas que estão em fase de elaboração para serem colocados em em ação.

        Ex-prefeito Arlindo Dettmann – 1997/2000

Nessa lista consta ainda os nomes de dois ex-prefeitos que supostamente também estariam com intenções de entrarem no páreo.

São lideranças natas que mesmo fora do mandato ainda possuem muito prestígio junto ao eleitorado local.

Entre eles, Arlindo Dettmann, empresário bem-sucedido no ramo de combustível com várias empresas atuando no município.

“Veio Arlindo” como é conhecido pelos amigos foi eleito para comandar o Poder Executivo entre os anos de 1997 a 2000.

Lembrado pelos mais antigos como um bom prefeito na zona rural, Arlindo Dettmann tem hoje como maior desafio, conquistar o eleitorado jovem, aquele eleitor que não conheceu seu trabalho como gestor, quando muito ouviu os pais comentarem.

                      Ex-prefeito Célio Renato da Silveira – 2009/2016

E finalizando a lista de lideranças aparece o Defensor Público aposentado, Célio Renato da Silveira que iniciou sua carreira politica atuando em mandatos pelo Legislativo Mirim.

Em 2008 o advogado Célio Renato foi eleito prefeito, no final dos quatro anos conseguiu emplacar sua reeleição para mais um mandato.

Fora do município por motivo de saúde, Célio Renato já mostrou nas urnas que não precisa provar nada para ninguém.

Nas três últimas eleições a qual ele participou, sua votação ultrapassou a marca dos 8.000 mil sufrágios, comprovando que ele é bom de voto.

              CALENDÁRIO ELEITORAL PARA 2020

As eleições municipais em 2020 ocorrerão em 4 de outubro, com segundo turno em 30 de outubro, para escolha dos prefeitos, vices e vereadores dos 5.568 municípios do país.

Conforme o calendário eleitoral, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto. A propaganda eleitoral gratuita começará a ser exibida em 26 de agosto e término em 29 de setembro.

Fonte: Luizinho Carvalho/Cientista Social

Comments

comments