Jornalista Siderlandio Simões faz avaliação das eleições que acontecem neste domingo

No dia sete de outubro (domingo próximo), acontecerá as eleições de 2018 onde milhões de brasileiros estarão se dirigindo às urnas para elegerem os seus candidatos.  

Aqui em Rondônia o cenário não será diferente, postulantes a cargos eletivos intensificam as suas campanhas em diversos municípios a fim de se elegerem para um posto no Congresso Nacional, governo e Assembleia Legislativa.  

O candidato ao Senado Confúcio Moura (MDB), dispara na liderança daqueles que aspiram ao tão almejado cargo de senador, seguido de Valdir Raupp (MDB), Jesualdo (PSB) e demais postulantes que também concorrem à almejada vaga que oferece um mandato de oito anos. É bom salientar que neste pleito estão a disposição duas vagas para senadores no Estado.  

Para a Câmara Federal é bom ressaltar que o eleitor tome cuidado ao votar, pois existem alguns que já tiveram problemas com a justiça e estão processados (impedidos) de concorrerem, então, é bom que votemos em pessoas novas para preencherem determinadas vagas… Não podemos tirar a oportunidade de alguém que não tenha mácula e elegermos uma pessoa que não fora aprovado na Lei da Ficha Limpa. Eleitoralmente falando isto é muito perigoso… Há quem diga que surgiram comentários a boca pequena nos quatros

antos da cidade de Cacoal devido uma substituição que acontecera de última hora, onde certo candidato a reeleição foi obrigado abandonar o pleito temendo uma futura derrota no STF.  É algo para se pensar, pois é hora de renovação na Câmara dos Deputados em nível de Brasil e principalmente em Rondônia.  Quero deixar claro que não tenho nada contra ninguém, apenas estou relatando o que ouvir de populares.  

Agora falando daqueles que postulam uma vaga no Poder Legislativo Estadual, Valdivino Tucura (PATRIOTA) tem enormes chances de ser eleito devido ao brilhante trabalho que prestara quando era deputado estadual. Vários municípios de Rondônia foram beneficiados com emendas angariadas através do deputado supracitado, além de um enorme trabalho realizado junto aos produtores rurais reforçando a estrutura do agronegócio, como também incentivos para os micros produtores com fomentos e insumos agrícolas em diversas regiões, principalmente na Zona da Mata. Tucura também foi autor de várias emendas que beneficiou cidades interioranas onde foram instalados semáforos nas vias públicas diminuindo os acidentes de trânsito devido controle de veículos que trafegam pelas ruas das cidades, principalmente em Cacoal.  

Outros nomes que postulam uma vaga na Assembleia e também tem chances de serem eleitos são: Elcirone da Tozzo (Podemos) que no momento exerce a função de vice-prefeito de Cacoal, o grande amigo e professor Xavier (PROS), este por ter sido candidato a presidência do Sintero e ter obtido uma grande expressão de votos, Só na Bença (MDB) que seu maior reduto eleitoral é na cidade de Pimenta Bueno, mas também tem relevantes trabalhos prestados na região (emendas), o jornalista e apresentador Edson Leite (PMN), Adailton Fúria (PSD) e outros que aspiram uma vaga que poderão ser bem votados.  

Já os concorrentes para a cadeira do gabinete maior do Palácio Rio Madeira que tão logo será desocupada pelo atual governador Daniel Pereira (PSB), nem será necessário citar todos os nomes que estão na disputa. É notório que quem irá para o segundo turno será Maurão de Carvalho (MDB) e Expedito Junior (PSDB). Um suposto cansaço eleitoral poderá prejudicar o moço de Rolim de Moura na largada final, uma vez que a caldeira da sua velha locomotiva não terá madeira suficiente para que o motor seja acionado até atingir a compressão necessária, onde faltarão forças (vapor) para mover os eixos que operam as suas pesadas rodas sobre os trilhos, impedindo o seu avanço. Para não ser extenso e o texto se torne cansativo, Expedito Junior corre o risco de perder a eleição para Maurão de Carvalho no segundo turno, devido não conseguir compor com os demais partidos que disputam o pretendido cargo que será deixado no executivo estadual.  

  

Siderlandio Simões  

FONTES:AMAZONIA DIGITAL

Comments

comments