Deputado Anderson apresenta emenda em projeto que beneficia sindicatos em RO

A emenda versa em deixar fora da margem de 30% da remuneração do servidor a consignação das mensalidades das entidades de classe

O Projeto de Lei Complementar nº 219/2018 e a Mensagem nº 113/18, que visam adequar a política de normas para consignações em folha de pagamento dos servidores públicos do estado de Rondônia, receberam emendas do deputado Anderson do Singeperon (Pros) que interessa a todos os sindicatos e associações de classe de Rondônia.

A emenda versa em deixar fora da margem de 30% da remuneração do servidor a consignação das mensalidades das entidades de classe.

“Essa emenda atende às reivindicações dos representantes dos sindicatos e associações, já que a permanência das mensalidades no limite de 30%, que atualmente inclui empréstimos e outros descontos, tem colocado em risco a saúde financeira das entidades e inviabilizado o direito de o servidor optar pela consignação das mensalidades”, justificou o parlamentar na proposta.

375-1529508707

Anderson destaca ainda que essas mensalidades são contribuições que o servidor faz, facultativamente, a partir do momento que opta em filiar-se ao sindicato ou associação, conforme dispõe o art. 5º, inciso XX da Constituição Federal de 1988, que diz que “ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado”.

Os principais sindicatos rondonienses já convocaram os seus filiados para mobilização na Assembleia Legislativa, com o intuito de apoiar a aprovação da proposta do deputado que beneficia os servidores, pois abre margem na folha para o desconto consignado de seguro pecúlio, plano de saúde, entre outros.

O Projeto de Lei já foi aprovado em primeira votação e aguarda a aprovação em segundo turno para seguir para sanção do Executivo.

Fonte: Assessoria/Parlamentar

Comments

comments