Dia 6 de Outubro: Dia do Prefeito

Nesta sexta-feira, dia 06 de outubro, comemora-se o dia do Prefeito, gestor público é escolhido por eleição popular, realizada a cada quatro anos. O candidato nomeado além de ganhar o reconhecimento como representante da cidade, ganha ainda funções políticas, como obter auxílios e benefícios para o desenvolvimento social, cultural e econômico da localidade, negociar convênios, apresentar projetos de leis na Câmara Municipal, publicar ou sancionar leis, além de representar legalmente o Município.

O prefeito e um agregador de força. O prefeito chama pra si o papel de unir o município no processo cooperativo de mudanças. E olha que não é tarefa fácil lhe dá com a falta de recursos, com a falta de profissionais qualificados pra certas tarefas. As dificuldades são muitas e provam que ser prefeito é pra quem tem coragem.

A Associação Rondoniense de Municípios- AROM parabeniza os Prefeitos, que é agente transformador da realidade dos municípios

Na sua vida pública, o prefeito convive com obstáculos diversos. Ele sofre na pele as limitações financeiras e de recursos humanos, da incompreensão de outras autoridades. Foi dessas dificuldades que nasceu o movimento municipalista, buscando unir os prefeitos com o objetivo comum de exigir e propor mudanças que fortalecessem a capacidade de ação dos poderes municipais. O Municipalismo brotou da consciência de que os mandatários municipais, no seu corpo à corpo diário com o povo sentem, mais do que qualquer outro gestor, recebe as cobranças, as exigências e as necessidades da sua cidade tendo, portanto, melhores condições de buscar respostas e soluções para estas demandas.

O prefeito tem uma responsabilidade ética que é, em princípio, absoluto como a de qualquer outro cidadão. Mas além disso, ele comporta uma responsabilidade adicional que é proporcional à importância econômica, política e cultural de seu Município na vida do Estado, e do País. Nisso implica seu compromisso, respeito e cuidado pelo patrimônio econômico, político e cultural de seus cidadãos – munícipes.

Por tudo isso Prefeitos, o município de Espigão do Oeste lhes parabeniza. Por colocar-se a disposição do povo na construção de obras focadas para o interesse coletivo, transparência administrativa, enxugamento de estruturas, racionalização de processos, desburocratização e simplificação de serviços obedecendo os parâmetros modernos da administração. Enfim, ser prefeito não é fácil não, mas vale a pena entrar na luta por melhoria de condições de vida de seus munícipes.

Parabéns!!!

 

Fonte: UPB/DECOM

 

Comments

comments

x

Check Also

PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Rondônia

Operação Fortress teve início na manhã desta quarta-feira, 18, em vários estados. Grupo principal era ...