Povo Cinta Larga elege as lideranças que irão comandar o Território do Roosevelt

Foram eleitos o Cacique Geral, cacique do Roosevelt e presidente da Paatja Maaj

A nação Cinta Larga promoveu nos dias 08/09 na aldeia central do Roosevelt uma assembléia Geral para a eleição do Cacique da aldeia central do Roosevelt, presidente e diretoria da associação Paatja Maaj, a eleição do Cacique Geral dos Povos Cinta Larga.

O encontro aconteceu na aldeia central do Roosevelt e contou com a presença de indígenas da etnia Cinta Larga residentes nas 04 terras indígenas que formam a T. I do Roosevelt. A escolha das lideranças foi através de eleição com a participação de todos das comunidades presentes.

20170809_151835

                      O líder Nocoça Pio foi eleito o cacique da aldeia central do Roosevelt.

Mauro Marcelo Cinta Larga que foi eleito o Cacique Geral dos povos Cinta Larga no Estado de Rondônia ao fazer o uso da palavra agradeceu a confiança dos parentes que o elegeram ao cargo maior dentro da comunidade.

Segundo Marcelo o seu programa de gestão será a busca pelo dialogo com as demais lideranças e também com a classe política seja ela municipal, estadual e federal.

“Hoje precisamos aprender a defender o nosso território e as nossas conquistas não mais com o arco e fecha e nem bordunas, mas sim com a caneta e o papel através do dialogo com as lideranças do homem branco”.

20170809_152911

Junior Cinta Larga assumiu a presidência da associação Paatja Maaj.

Em votação democrática foram eleitos: Marcelo Cinta Larga para o cargo de Cacique Geral da T. I. do Roosevelt, a liderança Nocoça Pio Cinta Larga foi eleito para comandar a aldeia central do Roosevelt, para presidente da associação Paatja Maaj foi eleito Junior Cinta Larga.

As lideranças eleitas tiveram direito a discurso onde confirmaram suas propostas de trabalhos para os parentes reunidos em Assembleia. Ao final do evento, Marcelo Cinta Larga eleito Cacique Geral agradeceu o apoio da FUNAI, CASAE, Prefeitura de Espigão, Vereadora Lirvani Storch e ao deputado Anderson do Singeperon que contribuiu com o transporte dos indígenas para a reunião.

Fonte: Luizinho Carvalho/Cientista Social

Comments

comments

x

Check Also

PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Rondônia

Operação Fortress teve início na manhã desta quarta-feira, 18, em vários estados. Grupo principal era ...